Prêmio Intersolar AWARD 2021: Os finalistas

Comunicado de imprensa – quinta-feira, junho 10, 2021

Munique/Pforzheim, 10 de junho de 2021: Quer falemos de inversores, de tecnologia de módulos ou de sistemas, não há dúvida de que diversidade e diversificação são os temas em pauta no setor solar em 2021. Isso se reflete nos produtos pioneiros que chegaram à rodada final do Intersolar AWARD 2021. O principal prêmio do setor solar homenageia inovações e tecnologias de vanguarda. Os vencedores e seus produtos inovadores serão apresentados ao mercado e a um público de especialistas internacionais durante uma cerimônia online como parte do evento The smarter E Industry Days, a realizar-se entre 21 e 23 de julho de 2021.

Este ano, teremos uma cerimônia digital em que as empresas serão homenageadas com o prestigioso prêmio de inovação Intersolar AWARD por suas tecnologias solares pioneiras. Os prêmios Intersolar, ees e The smarter E serão apresentados online em 21 de julho de 2021, como parte do evento The smarter E Industry Days. Os vencedores apontam tendências e estimulam o setor a definir o futuro da energia com suas inovações arrojadas.

Inversores e tecnologia de células e módulos marcam pontos em diversidade

Quando o assunto é inversores, a diversidade e a diversificação estão cada vez mais na ordem do dia. No contexto residencial, os inversores de bateria e os dispositivos híbridos ainda estão em voga lado a lado com inversores fotovoltaicos tradicionais. No caso dos inversores centrais, as classes de potência de 4 a 7 MW estão na dianteira. Os inversores em série de mais de 150 kW já se encontram disponíveis na classe de potência média.

Também há uma diversificação na área tecnológica de módulos fotovoltaicos. A meta é aproveitar o potencial de espaços já em uso para juntá-los às instalações em telhado e em solo. Assim, há cada vez mais soluções para integração em edifícios, fachadas, veículos e infraestrutura. Outra área em franco crescimento é a agrofotovoltaica – a construção de instalações fotovoltaicas em terras agrícolas. A agrofotovoltaica tem um potencial técnico gigantesco – em torno de 1.700 GW apenas na Alemanha – e uma ampla variedade de pessoas tem interesse por produtos inovadores nessa área. Por exemplo, as aplicações com células solares bifaciais vêm apresentando um crescimento substancial.

Células e módulos ultraeficientes garantem um aumento consistente nos níveis de eficiência. Células baseadas na tecnologia de heterojunção já ultrapassam a marca de 24%. Células e módulos vêm crescendo tanto em tamanho quanto em capacidade.

A tecnologia de sistemas atende a uma longa série de requisitos

Igualmente amplo é o espectro de produtos e inovações em tecnologias de sistemas. No tema de sistemas de instalação, os painéis para telhados metálicos de grande inclinação têm boa aceitação em regiões sujeitas a grandes cargas de neve. São fixados através de ganchos no telhado de modo a manter a instalação fotovoltaica segura a longo prazo, resistindo a vento, neve e a outras influências ambientais. No outro extremo, os projetos de grandes parques fotovoltaicos em áreas com intensa luz solar direta ainda dependem bastante de sistemas de rastreamento de eixo único, às vezes combinados com grandes módulos bifaciais.

No segmento de mobilidade elétrica, cada vez mais fabricantes de automóveis, veículos leves elétricos, reboques, caminhões e ônibus vêm usando energia fotovoltaica para alimentar sistemas auxiliares tais como de ar condicionado, ou para aumentar a autonomia do veículo. Também há sistemas inteligentes capazes de carregar energia fotovoltaica em veículos nos setores público e privado. Não há como negar que a energia solar será essencial para fornecer energia exclusivamente renovável ao setor de mobilidade.

Os finalistas do prêmio Intersolar AWARD

  • DuPont Teijin Films (Luxemburgo): 33% da folha traseira Mylar® UVHPET ™ é feito do monômero BHET produzido por despolimerização de PET (politereftalato de etileno) decomposto através de um processo químico específico. O BHET oferece exatamente as mesmas propriedades sendo ou não sendo reciclado. O produto acabado é uma folha traseira de alto desempenho, assim conservando recursos e mantendo materiais em ciclos fechados.
  • GOLDBECK SOLAR GmbH (Alemanha): O MarcS (sistema modular em arco) é uma subestrutura modular arqueada para módulos fotovoltaicos. Permite que o solo abaixo continue sendo usado, por exemplo para fins agrícolas. A estrutura arqueada com os módulos direcionados do leste ao oeste permite seu deslocamento sobre trilhos de modo a cobrir ou expor áreas específicas. Como um todo, a solução é flexível, com potencial para ampliação, reposicionamento e até automatização. Há uma versão à prova d’água que também permite a coleta e o armazenamento de água pluvial.

  • Jiangsu GoodWe Power Supply Technology Co., Ltd. (China): A série GE GEH 5-10K é uma linha versátil e sofisticada de inversores híbridos incluindo um modo de reserva caso haja comprometimento da rede. Seus vários recursos de segurança os tornam perfeitamente adaptados aos requisitos para instalações domésticas nos mercados australiano e brasileiro.

  • LG Electronics Inc. (Coreia do Sul): O módulo solar para teto de carros opera no segmento de mobilidade elétrica. As células solares ultraeficientes integram-se à curvatura de tetos envidraçados de carro, com proteção especial contra danos e pesos. Foi projetado para encaixar-se perfeitamente ao teto do carro, garantindo a invisibilidade da fiação. O módulo fornece a um veículo elétrico energia suficiente para uma autonomia de 1.300 e 1.500 km por ano, ou para que um veículo padrão economize combustível.

  • LONGi Solar Technology Co., Ltd. (China): O Hi-MO5 é um módulo fotovoltaico bifacial de alto desempenho com tecnologia PERC, idealizado para grandes parques fotovoltaicos. Suas lâminas são dopadas com gálio, minimizando perdas de saída. Além disso, seus conectores especiais de fita permitem um adensamento mais compacto das células fotovoltaicas, notavelmente aumentando a eficiência em 21,3%.

  • Maxeon Solar Technologies, Ltd. (Singapura): O Maxeon Air abriu novas possibilidades de aplicação para o produto premium da Maxeon já bem aceito no mercado de módulos fotovoltaicos. Com a exclusão da moldura de vidro e alumínio, a espessura total ficou em apenas 4 mm, diminuindo também o peso total do módulo. Essas características permitem que seu uso em telhados reduza a consideração por carga excessiva. O Maxeon Air traz também uma camada de adesivo em baixo da placa, aplicada na fábrica, permitindo sua instalação simples sem subestrutura.

  • Mitrex, Tecnologia Solar Integrada em Edifícios (Canadá): O revestimento solar da Mitrex consiste na inserção de células fotovoltaicas de silício cristalino dentro de um substrato leve porém robusto de alumínio estruturado em colmeia, e um painel de vidro exclusivo. Em princípio, este sistema é ideal para revestimentos e fachadas cortina com retro-ventilação. A Mitrex também oferece opções de comercialização. O cliente pode comprar o sistema completo ou operá-lo como proprietário e economizar nos custos do sistema, partilhando a receita da venda de energia.

  • SUNGROW POWER SUPPLY Co., Ltd. (China): O SG3125HV-30 é um inversor central externo com desempenho impressionante, demonstrado por seus dados de alto nível de eficiência e potência nominal de 3.437 kVA, apesar de seu design compacto. Com operação garantida mesmo a altas temperaturas ou com conexões fracas, este produto pode ser usado em situações radicais.

  • Trina Solar AG (Suíça): O Agile 1P é um sistema de rastreamento de eixo único e fila dupla. De instalação simples e rápida, o sistema tem design robusto que resiste até mesmo em condições climáticas extremas. Pode-se instalar módulos com capacidade de até 670 W no rastreador. A estrutura de fila dupla permite reduzir o comprimento, facilitando a instalação em terrenos difíceis. O programa de controle inclui um algoritmo de autoaprendizagem que otimiza a entrada de energia, por exemplo quando há módulos bifaciais.

  • Trina Solar AG (Suíça): A linha Vertex da Trina baseia-se num novo formato de lâmina com um impressionante comprimento de borda de 210 mm. Para minimizar ainda mais as perdas por resistência elétrica, as lâminas são divididas em três por corte a laser e, em seguida, conectadas a múltiplos barramentos. Medindo 1.754 mm x 1.096 mm, os módulos de telhado Vertex S Ultra-High Performance demonstram uma capacidade de até 405 Wp, equivalendo a 21,1 % de eficiência.

Origem da imagem: © Solar Promotion GmbH

Para mais informações sobre os prêmios, visite:

www.TheSmarterE-award.com
www.intersolar-award.com
www.ees-award.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.