Prêmio Intersolar 2023: Finalistas apresentam soluções inovadoras

Comunicado de imprensa – Quinta-feira, 11 de maio de 2023

Munique/Pforzheim, 11 de maio de 2023 – Módulos fotovoltaicos, inversores de cadeia para instalações autônomas, aprimoramentos de montagem e monitoramento: o setor solar fez da eficiência sua missão e está avançando a passos largos. Isso se reflete no pioneirismo dos produtos e soluções dos finalistas ao prêmio Intersolar AWARD 2023. As empresas vencedoras serão anunciadas na véspera do evento The smarter E Europe – a maior plataforma da Europa para o setor de energia, englobando quatro feiras individuais de energia: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe– a realizar-se na Messe München de 14 a 16 de junho.

O Intersolar AWARD coloca no centro do palco as soluções inovadoras de empresas do setor solar. O prestigioso prêmio será entregue em 13 de junho no Centro Internacional de Congressos de Munique (ICM). Os prêmios ees AWARD e The smarter E AWARD serão outorgados juntamente com o Intersolar AWARD, e os prêmios Power2Drive AWARD e EM-Power AWARD farão sua estreia este ano. Os prêmios homenageiam os produtos e projetos mais inovadores a exercer um papel fundamental no sucesso da nova realidade energética em benefício da sociedade em geral.

Módulos fotovoltaicos de alto desempenho para o mercado residencial

Os finalistas do Intersolar AWARD ressaltam as tendências do setor solar, tais como as ambiciosas metas de proteção climática da União Europeia e os aumentos nas tarifas de energia –aumentos estes que continuam a estimular a demanda por módulos fotovoltaicos no mercado residencial. Os fabricantes respondem à demanda produzindo módulos com potência ainda maior e tamanhos de até 2m². O resultado são módulos fotovoltaicos de alto padrão com um impressionante nível de eficiência entre 22% e 23,5% com superfície preta extremamente uniforme.

Além do segmento de alto padrão, continua a crescer a gama de produtos especiais para lajes pouco robustas, lajes verdes, fachadas, varandas e jardins privados. Tais produtos incluem módulos fotovoltaicos especialmente leves e semiflexíveis, inovações em subestruturas e sistemas de montagem, bem como diferentes esquemas de cores. Outra tendência é a da geração simultânea de eletricidade e calor de baixa temperatura através dos chamados módulos fotovoltaicos-térmicos, que está sendo promovida pela iminente implementação extensa da tecnologia de bombas de calor.

Inversores eficientes para grandes instalações

Apesar de seu tamanho reduzido e peso relativamente baixo, a nova geração de inversores de cadeia para instalações autônomas exibe um desempenho excepcionalmente alto. Assim como os modernos inversores centrais, eles são capazes de atingir uma eficiência de quase 99%. Os eficientes inversores descentralizados para grandes instalações vêm com CA de até 330 kW. O setor residencial está vendo uma tendência duradoura por inversores híbridos com conexão a baterias e função de energia de reserva, uma tecnologia que agora é aplicada até mesmo nos inversores para módulos.

Há também algumas inovações em conduítes de cabos e detecção de incêndios em cabos de parques solares ou em caixas combinadoras, bem como inovações em sistemas de montagem para lajes planas e telhados. Esses sistemas aprimorados de recursos otimizados simplificam a montagem ou a substituição completa da cobertura da laje.

Os finalistas do Intersolar AWARD 2023

DAH Solar (China): Módulos fotovoltaicos biselados

O desenho inovador da estrutura de módulos fotovoltaicos biselados maximiza sua superfície e evita que sujeira acumulada nas bordas cause perdas de geração de energia. A moldura na borda frontal do módulo é mínima e o vidro frontal é fixado por trás à larga superfície da moldura. Os módulos visualmente atraentes têm uma potência de 460 W e uma eficiência de 21,3%.

Enphase Energy (EUA): IQ8

O inversor de módulo é o primeiro desse tipo no mercado, e pode ser tanto conectado à rede quanto operado fora dela. O IQ8 disponibiliza um fornecimento de emergência durante o dia –mesmo sem bateria reserva. Também oferece todo benefício usual de um inversor de módulo no que se refere a defasagem, perdas por sombreamento e posicionamento, e monitoramento e desconexão ao nível do módulo. Com seis variantes disponíveis com potência de CA entre 249 e 360 VA, o IQ8 é adequado a uma ampla variedade de tamanhos de módulos para aplicações residenciais.

HUAWEI Technologies (China): SUN2000-330KTL

O inversor de cadeia de alto desempenho SUN2000-330 KTL para instalações autônomas impressiona com sua potência de 330 kVA, seu design compacto e uma eficiência de 98,8% sobre a média europeia. Com uma ampla faixa de corrente de entrada, é um inversor adequado para módulos com tamanho de célula de 162, 180 e 210 Mom. Por outro lado, sua alta faixa de tensão de entrada de até 1.500 V permite cadeias longas de módulos e sistemas com layouts eficientes. A ferramenta de diagnóstico IV integrada detecta erros na instalação fotovoltaica confiavelmente, e o inversor oferece proteção rápida e segura contra erros no lado CC da instalação fotovoltaica.

Shenzhen Aiko Digital Energy Technology (China): Módulos ABC

Os módulos ABC combinam duas tecnologias altamente eficientes: contatos passivos e uma arquitetura integrada de células solares de contato traseiro. Como resultado, esses módulos fotovoltaicos atingem uma impressionante potência de 460 W em 1,95m² e eficiência de até 23,6%. A versão totalmente preta é igualmente excepcional, com potência de até 450 W e eficiência de até 23%. A Aiko dispõe de um inovador processo de metalização sem prata para os módulos ABC, reduzindo significativamente o consumo desse material.

SmartHelio (Suíça): Software de previsão para reduzir de inatividade do sistema

O programa plug-in baseado em inteligência artificial (IA) oferece suporte a equipes operacionais e de manutenção ao detectar falhas automaticamente e tomar medidas corretivas rapidamente de modo a reduzir o tempo de inatividade de instalações solares. O programa é facilmente integrável à maioria das plataformas de monitoramento fotovoltaico. Os modelos físicos são customizados usando IA e autoaprendizado em qualquer sistema fotovoltaico monitorado. O comportamento dos dados operacionais é rapidamente comparado com erros típicos. Também é interessante o sistema de pagamento por falha detectada.

SolarPaint da Apollo Power (Israel): Módulos fotovoltaicos enroláveis e totalmente flexíveis para múltiplas aplicações

Os módulos fotovoltaicos flexíveis com eficiência de 17% são notavelmente versáteis graças a sua estabilidade, flexibilidade, desempenho e pouco peso. São utilizáveis até em superfícies à primeira vista inadequadas –por exemplo, em lajes pouco robustas, em carrocerias de veículos ou tetos de caminhões, como módulos fotovoltaicos flutuantes, em calçadas, bem com numa ampla variedade de aplicações para consumidores. Os rolos de módulos fotovoltaicos têm comprimento de mais de 6m, largura de 2m e potência de 1,8 kW, facilitando a instalação e a logística para uma ampla variedade de projetos fotovoltaicos.

Sunmaxx PVT (Alemanha): Sunmaxx PX-1

Os módulos PVT atingem uma potência elétrica de 395 W com uma potência solar térmica de 1.522 W graças a 108 semicélulas monocristalinas com tecnologia de emissor passivado e contato traseiro, instaladas num coletor plano com eficiência de 60%. Enquanto os módulos fotovoltaicos mais comuns atingem temperaturas de 65°C na célula, os módulos PVT limitam-se a 30°C quando conectados a uma bomba de calor. O Sunmaxx PX-1 pesa cerca de 3,5 kg/m² a mais do que um módulo fotovoltaico comparável. A geração eficiente e econômica de energia solar e fornecimento de calor aproveita o espaço restrito ao máximo.

TSGC Technologies (Taiwan): Circulador fotovoltaico

A reciclagem eficiente de módulos fotovoltaicos a baixo custo é uma pré-condição para um sistema sustentável de energia. Desde 2022, instalações fotovoltaicas com capacidade total de mais de 1 TW surgiram no mundo todo usando diferentes formatos e materiais. O circulador fotovoltaico é um sistema desenvolvido pela TSGC Technologies visando extrair os materiais componentes da maioria desses módulos fotovoltaicos em um minuto de modo a permitir uma taxa de reciclagem de quase 100%.

Wavelabs Solar Metrology Systems (Alemanha): SINUS-360 Advanced

A possibilidade de medir o desempenho da célula solar com presteza e precisão é um fator central na garantia de qualidade da produção fotovoltaica. O versátil aparelho de medição SINUS-360 Advanced utiliza uma fonte de luz com 27 LEDs, um campo iluminado ultrauniforme e alta cobertura espectral. Pode-se configurar individualmente cada um dos 27 canais de LED, adequando o espectro de luz para medir também células solares em tandem.

voestalpine Automotive Components Schwäbisch Gmünd (Alemanha): iFIX

A subestrutura inteligente para módulos fotovoltaicos em lajes planas é feita com uma única chapa estampada de aço greentec produzido com baixa emissão de CO₂, em vez de vários componentes individuais. Isso facilita muito o estoque e a instalação, com o sistema patenteado de encaixe, eliminando a necessidade de ferramentas e reduzindo à metade o tempo de instalação. Os módulos fotovoltaicos são fixados ao sistema por meio de braçadeiras de ponta e de módulo. O iFIX pode ser usado como subestrutura de grande escala na maioria das lajes planas – mesmo aquelas revestidas com isolamento macio.

Para mais informações sobre os prêmios, visite:
www.TheSmarterE-award.com
www.intersolar-award.com
www.ees-award.com
www.powertodrive-award.com
www.em-power-award.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.