Panorama do setor elétrico brasileiro

Terça-feira, 27 de Agosto de 2024

Tempo
14:00 - 15:30
Pavilhão
Expo Center Norte, 2º andar
Sala
Cantareira 3-5

A energia solar fotovoltaica ocupa a segunda posição no Brasil e a fonte segue em crescimento. Quais os fatores que favorecem essa posição e qual é o cenário futuro na visão institucional do setor?

14:00 - 14:15Boas-vindas e introdução

Dr. Rodrigo Sauaia

CEO

ABSOLAR

14:15 - 14:30O Planejamento e as Perspectivas da Matriz Elétrica Brasileira

Roney Nakano Vitorino

Analista de Pesquisa Energética

EPE

14:30 - 14:45Perspectivas da ANEEL para Energia Solar

Carlos Alberto Calixto Mattar

Superintendente

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

14:45 - 15:00Solar, baterias e a transição do mercado de energia no Brasil

Vinicius Nunes

Associate, Climate Solutions

BloombergNEF

15:00 - 15:30Q&A

Palestrantes
Palestrante
Roney Nakano Vitorino, EPE

Analista de Pesquisa Energética

Brasil

Roney Nakano Vitorino atua no Departamento de Estudos de Geração e Transmissão desde 2013, na Empresa de Pesquisa Energética do Brasil (EPE), que tem como foco assessorar o Ministério de Minas e Energia no planejamento energético e elétrico. Recebeu uma Fulbright Fellowship, Doctoral Dissertation Research Award, e desenvolveu seu programa de pesquisa, relacionado a energias renováveis e modelagem de sistemas de energia, no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change, em colaboração com o MIT Energy Initiative. O seu doutoramento foi realizado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Energia, na Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Ele também possui mestrado e graduação pela mesma instituição.

Palestrante
Dr. Rodrigo Sauaia, ABSOLAR

CEO

Brasil

Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é cofundador e presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil. É cofundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional. Possui doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com colaboração internacional no Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (Fraunhofer ISE, Alemanha), mestrado em Energias Renováveis na Loughborough University (Reino Unido), com colaboração internacional no ETH Zürich (Suíça), e bacharelado e licenciatura em Química na Universidade de São Paulo (Brasil).

Palestrante
Carlos Alberto Calixto Mattar, ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Superintendente

Brasil

-

Palestrante
Vinicius Nunes, BloombergNEF

Associate, Climate Solutions

Brasil

Vinicius Nunes é analista de Climate Solutions pela BloombergNEF. Possui experiência em análises estratégicas para transição energética em mercados emergentes, com foco no Brazil. Vinicius é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Mercados de Energia pela Grenoble INP na França.

Mais conteúdo
Palestrante
Camila Ramos, CELA - Clean Energy Latin America

CEO

Brasil

Camila Ramos é CEO e Fundadora da CELA, com experiência de 21 anos no setor de energia renovável, com foco em bioenergia, energia eólica, energia solar fotovoltaica e hidrogênio verde. Camila é Vice-Presidente de Investimentos e Hidrogênio do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovotalica (ABSOLAR), membro do Conselho da Brazilian Rare Earths, membro do Conselho de Infraestrutura da FIESP (COINFRA), e é é Finance Expert do Clean Energy Finance Solutions Center (NREL no Departamento de Energia dos EUA). Antes de fundar a CELA, foi Country Manager e Chefe para a América Latina da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), onde ela assessorou clientes com pesquisas e análise dos setores e mercados de energias renováveis, e tendências na região. Ela também já trabalhou na PricewaterhouseCoopers, ERB - Energias Renováveis do Brasil e da Infinity Bio-Energy. Camila tem um Mestrado e Bacharelado da London School of Economics and Political Science (LSE).

Palestrante
Eduardo Avila, ABSOLAR

Coordenador FT ABSOLAR e Diretor Executivo Revolusolar

Brasil

Eduardo Avila é economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em energia e finanças, e passagem no mercado financeiro (Itaú BBA, 2018). Enquanto estudante na UFRJ, foi presidente da Liga de Finanças e Investimentos 'Impactus UFRJ' em 2017, e cofundador da Liga de Energia e Tecnologia em 2018. Voluntário desde 2018, é hoje diretor executivo da Revolusolar, ONG criada em 2015 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda através da energia solar. Eduardo é membro do Board Of Advisors do BRICS CCI Young Leaders, e foi um dos 5 finalistas da América Latina e Caribe do prêmio global 'Jovens Campeões da Terra 2020' do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, com o projeto da Revolusolar de criação da primeira cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil. Outras premiações incluem: Global Energy Heroes 2022 (Universidade de Stanford), 1o Prêmio Habitability 2022 (MRV e Revista Trip), Shell Iniciativa Jovem 2020 (Energia, Smart Cities e Combate à COVID-19), Climate Finance Lab 2020, Artemisia (Lab Habitação: Inovação e Moradia, 2019).

Palestrante
Raphael Gomes, Lefosse Advogados

Sócio

Brasil

Como sócio de Energia, é especializado em assuntos regulatórios, transacionais e contenciosos do Direito de Energia Elétrica, atuando com Geração, Comercialização, Transmissão e Distribuição. Possui ampla experiência na parte de estruturação de projetos e estruturas complexas no ACR e ACL, incluindo Geração Distribuída, Autoprodução de Energia, M&As e Privatizações. Com reconhecida atuação como Associado especializado em Energia, Raphael iniciou sua carreira no Grupo Endesa, tendo ocupado, por quase 10 anos, o cargo de Gerente Jurídico-Regulatório na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Membro da Comissão de Energia da OAB/SP e Presidente do IBDE (Instituto Brasileiro do Direito de Energia).

Palestrante
Mariana Galhardo, G2A Consultores

Sócia Sr

Brasil

Mariana Galhardo é Socia Sr da G2A Consultores, é formada em Administração de Empresas pela PUC Campinas, tem MBA e Mestrado pela UNIFEI, Especializações em Gestão de Projetos pela FACAAMP e Relações Governamentais pelo INSPER. Iniciou a carreira no mercado financeiro, nos Bancos Itaú, do Brasil tendo atuado no BID,e no Opportunity, sempre com foco em novos negócios. Atuou como executiva em todos os seguimentos do mercado de energia (geração, comercialização, transmissão, distribuição) tendo iniciado na indústria de energia em 2007, contribuiu com líder de equipe na NEOENERGIA (ELEKTRO), RENOVA, SERENA(OMEGA),e ALUPAR . Em 2017 optou por empreender para atender cliente como Grupo Ultragaz, Ministério de Minas e Energia e Ministério de Ciências e Tecnologia, Eletrosul , Pronto Energy e Grupo Colibri na análise e novos projetos. Na G2A hoje além captar novos projetos e lidera de projetos na consultoria de doe diligencie e acumula atribuições como coordenadora do GT de regulação da ABSAE e vice coordenação do GT de Armazenamento da Absolar.

Palestrante
Jan Clyncke, PV CYCLE

Diretor Administrativo

Brasil

Jan Clyncke ingressou na PV CYCLE como Diretor Administrativo em 1º de abril de 2008. Formado em Direito pela Universidade de Ghent em 1991, continuou seus estudos na Ehsal e na Vlerick Management School e, no início de sua carreira, trabalhou como gerente de Produção e Logística no setor de carnes antes de passar para o setor de gestão de resíduos. Foi funcionário do grupo holandês AVR-Van Gansewinkel, onde trabalhou como gerente de projetos, gerente de assuntos jurídicos e governamentais no Benelux. Nos últimos três anos, antes de ingressar na PV CYCLE, ele foi responsável pela Saúde, Segurança e Meio Ambiente nessa empresa holandesa. Ele tem experiência na criação de esquemas de recolhimento voluntários e obrigatórios na Bélgica e na Holanda para resíduos de embalagens domésticas e industriais, resíduos de pneus, resíduos de óleo vegetal e gordura, resíduos de óleo (lubrificantes), resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, resíduos de latas de tinta vazias, resíduos de vidro plano, resíduos fotoquímicos, etc.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.